quinta-feira, 27 de junho de 2024

Visitar Setúbal pela fotografia de Antero Frederico de Seabra (2)

 


Do destino e paradeiro das fotografias feitas por Antero Frederico de Seabra em Setúbal pouco se sabia: conhecia-se uma colecção de 12 fotografias encontrada no sótão de uma residência em Lisboa quando se procedia a obras, série que tem a particularidade de ter pertencido a outro militar que prestou serviço em Setúbal, Henrique das Neves (1841-1915), o homem que catapultou o nome do poeta popular setubalense António Maria Eusébio, o “Calafate”, para vasta divulgação, publicando-o e chamando a atenção de figuras eminentes para a sua obra, colecção que, em 2015, foi considerada “bem de interesse nacional” e “tesouro nacional” pelo Decreto 2/2015, de 14 de Janeiro, da Presidência do Conselho de Ministros; sabia-se existir, no acervo do Museu de Setúbal, um conjunto de 10 destas fotografias, sendo que uma delas (a que mostra o Convento de Brancanes) surge repetida.

A obra Álbum Fotográfico, agora publicada pela LASA (Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão), revela-nos mais duas existências: um lote de oito fotografias pertencente a um particular setubalense e a série de 17 fotografias que integram o “Álbum”, peça existente nos fundos da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, que, em 2020, caiu sob o olhar atento do investigador local Diogo Ferreira, dando origem a esta edição.

O livro, primorosa edição fac-similada do acervo constituído pelas 17 vistas da cidade e dos monumentos de Setúbal, contém ainda a colaboração de três autores conhecidos pela sua ligação à história e à cultura local — Francisco Borba, que destaca a técnica usada por Antero Frederico de Seabra, valoriza o contributo da fotografia para a história do mundo e justifica a iniciativa da LASA; Diogo Ferreira, o “descobridor” desta memorável colecção fotográfica, que discorre sobre o contexto vivido em Setúbal na segunda metade do século XIX nos planos político, económico, social e cultural, assim enquadrando o ambiente em que as fotografias foram conseguidas; e António Cunha Bento, que biografa o fotógrafo temporariamente residente em Setúbal, resultado de aturada busca nos arquivos, relata a génese desta colecção e dá conta das existências conhecidas das fotografias de Antero de Seabra sobre Setúbal.

Se é desconhecida a história do trajecto deste “Álbum” até à sua entrada nos fundos da Biblioteca Pública Municipal, há, porém, a certeza da data em que o bibliotecário Arronches Junqueiro o registou, pois deixou exarada na última folha a seguinte menção: “Contém este Álbum 17 (dezassete) fotografias de Setúbal e arredores. — Setúbal, Biblioteca Municipal, em 4 de Outubro de 1930.”

Olhar estas fotografias implica demorar a vista, a tentar descobrir o que se mantém de toda aquela fisionomia da cidade e a construir as pontes necessárias para espaços que, hoje, apresentam outras configurações. Olhar estas fotografias constitui um desafio para a descoberta de pormenores, tão nítidos nos aparecem os espaços mostrados, absolutamente a descoberto, sem obstáculos à atenção do detalhe, quadros quase integralmente limpos do que possa afectar a nossa absorção do mundo fotografado. Olhar estas fotografias é também ver que a preocupação foi mostrar o património monumental e paisagístico da cidade, não insistindo sobre as figuras humanas, que aparecem em restrita quantidade - ainda assim, sempre há lugar para os aguadeiros e para figuras ligadas à pesca e à agricultura, ao mesmo tempo que diversos espaços são povoados por pessoas que parecem posar, em quantidade diminuta, sejam elas burgueses de cartola, agentes de polícia ou curiosos contemplativos do quase de certeza impressionante equipamento do fotógrafo...

Nesta imersão num passado que já tem quase 160 anos, descobrimos a Praça de Bocage em três fotografias, uma insistindo sobre o edifício dos Paços do Concelho, outra sobre a Igreja de S. Julião e a última sobre um grande espaço da praça — aqui, olhamos aguadeiros a encher as barricas na fonte do Sapal, enquanto os burros aguardam a carga ali mesmo ao lado; vemos o edifício camarário com linhas semelhantes às actuais, mas com menos arcos e menos janelas e uma escada lateral que conduz a um primeiro piso de janelas gradeadas onde funcionava a prisão; contemplamos a decoração manuelina da entrada principal da igreja (hoje, difícil de ver ao longe) e verificamos que a Praça de Bocage mantém a sua configuração, ainda que com a substituição de alguns edifícios entretanto ocorrida.

João Reis Ribeiro. "500 Palavras". O Setubalense: n.º 1328, 2024-06-26, pg. 15.


quarta-feira, 19 de junho de 2024

Visitar Setúbal pela fotografia de Antero Frederico de Seabra (1)

 


Em 1927, António Ferro visitou os Estados Unidos e, três anos depois, deixou relato da viagem num livro cujo título — Novo Mundo Mundo Novo (Portugal-Brasil Sociedade Editora, 1930) — era um deslumbrado olhar sobre essa ideia de novidade avassaladora que parecia definir a construção do futuro a partir da América. No momento em que relembra a visita ao Grande Lago Salgado, no estado do Utah, regista: “O ‘Overland Limited’ vai passar o Great Salt Lake. É uma linha férrea construída milagrosamente, sobre um lago imenso, um lago que sonha com o mar. Uma travessia de mais de duas horas. O ‘Observation Car’ tem uma enchente. Todos os passageiros querem ver o espectáculo único. Os japoneses, na plataforma da carruagem, apontam ‘kodaks’, como pistolas, para todos os lados.” A marca Kodak tinha cerca de 40 anos (fora fundada em 1888) e, por ter criado modelos de máquina fotográfica facilmente transportáveis, rapidamente o nome da marca se generalizou como designação do aparelho fotográfico.

Não foi desse tempo Antero Frederico de Seabra (1821-1883), que faleceu cinco anos antes do nascimento da Kodak. Na sua época, fazer fotografias não era tão acessível nem tão fácil como viria a ser naquela em que António Ferro circulou na América e se deixou impressionar pelos japoneses que apontavam “kodaks” para tudo quanto parecesse memorável. Arte entusiasmante por poder fixar o momento, documentando-o sem rugas para a posteridade, e por poder divulgar pelo mundo o objecto e o tempo olhados pelo artista, a fotografia carecia de equipamento complexo e volumoso e de um processo nada simples de fixação da imagem no papel.

Pela segunda metade do século XIX, a técnica usada para impressão fotográfica era a da albumina, que criava uma película impeditiva da absorção do nitrato de prata pelo papel, conservando a imagem mais contrastante e com relativo nível de brilho. Foi este o método seguido por Antero Frederico de Seabra, o que permitiu que as fotografias que fez na década de 1860 tivessem chegado até hoje com um considerável nível de conservação e de legibilidade.

A paixão deste pombalense pela fotografia começou cedo, tendo frequentado as aulas de Filosofia Química na Universidade de Coimbra em 1845/46, que lhe proporcionaram desenvolver a técnica e a prática fotográfica, granjeadoras da participação em exposições e de algumas distinções. Monumentos e paisagens constituíram os motivos essenciais que impressionaram a sua lente, tendo mesmo obtido licença régia para proceder a um levantamento fotográfico nacional, conforme se pode ver nos registos arquivados no Centro Português de Fotografia, que nos mostram aspectos vários de localidades como Arcos de Valdevez, Barcelos, Braga, Coimbra, Guimarães, Leça do Balio, Lisboa, Lousã, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Porto, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Entre 1864 e 1867, Antero Frederico de Seabra esteve em Setúbal em funções militares, aproveitando a oportunidade para fotografar a cidade e arredores. O objectivo não era apenas o do registo para sua recordação; passava também pela construção de um Álbum Fotográfico de Setúbal, com a previsão inicial de ser constituído por três séries de dez quadros cada, visando o propósito de ser vendido a assinantes. O trabalho não se terá completado, sendo conhecidas apenas 17 reproduções, iniciadas em 1867, interrupção que se terá devido à transferência do militar-fotógrafo para Elvas e a motivos de saúde.

* João Reis Ribeiro. "500 Palavras". O Setubalense: n.º 1323, 2024-06-19, pg. 9.


sexta-feira, 14 de junho de 2024

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

 


Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA - Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão hoje, 14 de Junho, pelas 21h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

As fotografias, da autoria de Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva (1821-1883), nascido em Pombal, militar no Batalhão de Caçadores 1 em Setúbal, foram conservadas num álbum que integra o acervo da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal desde, pelo menos, 1930, conforme registo de Arronches Junqueiro, bibliotecário nessa época.

O mais vasto conjunto destas fotografias de que havia conhecimento, propriedade particular, compreende 12 reproduções e, dada a sua raridade e importância para a história da fotografia em Portugal, foi classificado “bem de interesse nacional” pelo Decreto 2/2015, de 14 de Janeiro, depois de ter sido encontrado num sótão em Lisboa, num edifício que iria ser sujeito a obras. Cinco anos depois, em investigação na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, o historiador local Diogo Ferreira confrontou-se com um exemplar do conjunto das fotografias de Antero de Seabra, com maior quantidade de fotografias do que as que estão classificadas - 17, em vez das 12 conhecidas. Tal “descoberta” levou ao estudo destas peças e intenção da LASA na publicação da obra, visando a divulgação do património cultural.

Preocupação do fotógrafo, já habituado a retratar outros pontos do país, foi a de registar espaços de Setúbal relacionados com a paisagem e com o património, tendo legado impressionante testemunho do que eram a cidade e seus arredores na segunda metade do século XIX, sendo possibilitado ver ao observador os paços do concelho, diversas igrejas, o gasómetro, vários panoramas da cidade e dos arrabaldes, numa preferência do fotógrafo pela fotografia panorâmica, documentos que nos permitem hoje olhar a configuração e a evolução da cidade.

A edição da LASA reproduz em fac-símile o álbum que é pertença da Biblioteca, em trabalho de um exemplar cuidado no pormenor. A anteceder as reproduções fotográficas, Francisco Borba, Diogo Ferreira e António Cunha Bento assinam textos sobre a importância destes documentos para a história da fotografia, sobre o contexto histórico e social de Setúbal na década de 1860 e sobre o percurso biográfico e artístico de Antero de Seabra.

O “Álbum Fotográfico”, de Antero de Seabra, em edição da LASA, permite, assim, uma retrospectiva sobre o que foi a cidade em 1867.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Camões e Vasco de Quevedo num encontro imaginado por Jukovski

 


Em 1837, o austríaco Friedrich Halm (1806-1871) fazia estrear em Viena a peça Camões, que, dois anos depois, o poeta russo Vassili Jukovski (1787-1859) traduziria para a sua língua, num trabalho que, segundo Irina Khoklova, mantém, ainda hoje, “o seu encanto estético”, tendo em conta “as imagens artísticas, o estilo e o conteúdo ideológico” que o tradutor conseguiu incutir à obra, trabalho recentemente traduzido para português (E-primatur, 2024), que está na origem da ópera O Último Canto - Camões e o Destino, de César Viana, estreada há dias. Camões era já conhecido pela cultura russa, tendo havido em 1788 uma tradução de Os Lusíadas por Alexander Dmitriev, feita a partir de uma versão francesa em prosa devida a Jean-François de la Harpe, datada de 1776.

A história trazida por Jukovski desenrola-se em torno de quatro personagens: Camões, José de Quevedo (que, em abono da verdade, se deveria chamar Francisco de Quevedo), Vasco Mouzinho de Quevedo (filho do anterior) e um guarda (entrando este último apenas na curta cena inicial). As quatro cenas decorrem “num quarto superior apertado, numa grande enfermaria de um hospital de Lisboa”, em 1579, pretendendo retratar os últimos dias do poeta, isolado no esquecimento — quando José de Quevedo é conduzido ao aposento de Camões, conversa com o guarda que o leva, inquirindo se ele tem ideia de quem é o doente e ouvindo como resposta: “Qual ideia, qual quê! Desde que tenha um número, não nos importa o seu nome e os boatos.” O guarda não se conteve e acrescentou que o paciente fora para um quarto normalmente não requerido — “Até agora, aqui ficavam os malucos: mas tanto quis ele ficar sozinho, e na altura este quarto livre estava, que eu para aqui o mudei de uma assentada.” E Quevedo reforçou a decisão, ficando o leitor a par das ideias do visitante: “Se por mim fosse, trancava estes malditos poetas num manicómio.”

José de Quevedo mantém longa conversa com Camões durante a segunda cena, num discurso em que se cruzam as memórias de mútuo conhecimento antigo e o motivo da visita. No decorrer do encontro, Quevedo encarrega-se de mostrar ao poeta a diferença social que os separa: ele, “corpulento”, sinal de bem-estar social e económico; Camões, “magro como um cadáver cavo”, consequência de ser poeta... O diálogo é muito mais reflexivo da parte do escritor, considerando sobre o destino, os estudos, a procura do saber, o conhecer mundo, os amores, o sofrimento. Em passo avançado, Quevedo, confiante no seu poder de abastado, anuncia ao que vem: convidá-lo a ir para sua casa para que sirva de exemplo ao filho, Vasco, jovem que segue a tentação da poesia e recusa o caminho do pai, que assim verá a miséria a que um poeta pode chegar...

Camões recusa mudar, mas fica disponível para um encontro com o jovem a fim de o prevenir das agruras da vida. Na terceira cena, um monólogo do poeta faz uma reflexão sobre o esforço para salvar o poema e sobre a solidão do presente, num mundo nem sempre concertado, mas num itinerário em que “o ganho de um sonhador é o seu sonho”.

A visita de Vasco ocorre na quarta cena, sendo a primeira observação de Camões relacionada com o curto tempo que lhe resta até que a morte venha. “Estás a morrer?... Não, não se pode dar o caso de que Camões morra!”, afirma o visitante, que ouve do poeta já firmado conselhos relativos aos perigos que possam decorrer da procura da fama. O diálogo entre o jovem e o mestre prossegue na descoberta do sentimento poético, da construção de um caminho de felicidade, na afirmação das convicções literárias e das intenções de Vasco, a quem Camões não consegue dissuadir, confessando: “Seus olhos resplandecem, as faces enrubescem; e fala-me como um profeta; e todo o meu interior treme das palavras dele; não terá sido o próprio Deus que enviou esta criança até mim?” A última fala cabe ao velho poeta, que, antes de finar, recomenda: “Meu filho, meu filho, sê firme, com a alma sempre viva! A poesia é Deus nos sonhos bem-aventurados desta Terra.”

Inverteram-se assim as intenções do pai interesseiro para a história acabar na glorificação do poeta como ser profético, como figura que nasce para a arte e para a poesia, num final em que Camões e Vasco de Quevedo encontram afinidades e ficam irmanados, sendo possível ao mais velho morrer porque a eternidade da poesia estava garantida...

* João Reis Ribeiro. "500 Palavras". O Setubalense: nº 1318, 2024-06-12, pg. 10.

 

segunda-feira, 10 de junho de 2024

“Os Lusíadas”: Que fazer com este livro?

 


Em 1980, José Saramago publicou a peça Que farei com este livro?, obra em dois actos, logo levada à cena nesse mesmo ano na Academia Almadense pela mão de Joaquim Benite. Assinalava-se o quarto centenário da morte de Camões, que podia ser o motivo para homenagear o vate renascentista de uma maneira fácil e apologética, mas Saramago criou uma história mostrando o processo difícil de publicação de algumas obras em consequência de pressões vindas das mais diversas proveniências e pelas mais variadas razões.

Nesta peça, em que entram vinte e cinco personagens (ainda que algumas tenham um papel de importância mínima), sobressaem, além do próprio poeta, as figuras de Damião de Góis e Diogo Couto (amigos do poeta) e Bartolomeu Ferreira (censor de Os Lusíadas), todos representando posições e tensões diversas.

Dois anos, decorridos entre 1570 e 1572, é o tempo da acção, balizada por acontecimentos como a chegada de Camões da Índia e a publicação da sua narrativa épica, Os Lusíadas, intervalo dominado pelo esforço do poeta para que a sua obra seja publicada.

Ao dar nota das pressões exercidas, algumas delas ocultas, no sentido do êxito ou do insucesso da edição, Saramago poderá ter querido ir mais longe (haja em vista que o regime democrático português tinha apenas 6 anos), na denúncia do controlo ideológico feito sobre os artistas, muitas vezes travestido de humilhação. Miguel Real e Filomena Oliveira, em As 7 Vidas de José Saramago (2022), sublinham este aspecto, referindo ser possível ver em Que farei com este livro? o reflexo de situações vividas por Saramago — recusa de publicação da obra por editoras, autor estigmatizado pelo regime vigente, o desprezo das elites.

O facto de a história começar em tempo de peste, quando a corte estava em Almeirim, pode servir como metáfora para uma outra peste duradoura e pressentida, agindo sobre o campo das ideias — paulatinamente, ela vai actuando: numa conversa entre fidalgos, Diogo do Couto questiona “Senhores, quem, de entre vós, fidalgos, religiosos, despachadores, moços de câmara e mais quem esteja, conhece Luís de Camões?” e a resposta é dada pela didascália que indica “silêncio geral”; na corte, quando vê o rei a aproximar-se, Camões dirige-se-lhe dizendo que naquele livro tinha escrito “os feitos dos vossos antepassados e as navegações dos Portugueses, do povo de que sois senhor” e, perante a indiferença da real figura, o secretário ordena-lhe que se afaste, pois está a importunar Sua Alteza; na conversa com o neto de Vasco da Gama, a quem recorreu para pedir auxílio na publicação, a humilhação é evidenciada ao ouvir que “a casa da Vidigueira não precisa de quem lhe cante as glórias, ou pagará a encomenda que fizer para lhas cantarem”; finalmente, a intervenção do censor, que exige alterações aqui e ali, sem as quais não seria dado parecer favorável.

Espaço de liberdade é o encontro de Camões com Damião de Góis (n. 1502), em que também esteve presente Diogo do Couto (n. 1542), momento em que se encontram três gerações, com a necessidade de serem fechadas a janela e a porta do aposento — “porque a este sol de Fevereiro sobeja-lhe em luz o que lhe falta em calor” e “por causa do que a Portugal também sobeja e do que a Portugal falta”, justifica o mais velho, que, depois, explica: “Falta a Portugal espírito livre, sobeja espírito derrubado. Falta a Portugal alegria, sobejam lágrimas. Falta a Portugal tolerância, sobeja prepotência.” Damião de Góis virá a ser um intercessor pela publicação da obra, mas, por outras razões que a época explica, acabará preso em 1571, com a indignação de Camões — que questionou o censor sobre as causas desta prisão pelo Santo Ofício —, percebendo-se que a liberdade era mesmo restrita e condicionada e que a justiça não era óbvia.

O título da obra ganha eco no final da representação, quando o próprio Camões, acabando de receber o primeiro exemplar impresso, se questiona: “Que farei com este livro? (Pausa. Abre o livro, estende ligeiramente os braços, olha em frente.) Que fareis com este livro? (Pausa)”. A mudança de pessoa gramatical, da primeira do singular para a segunda do plural, acaba por desafiar os leitores, os poderes e as gerações seguintes: de que significado se virá a revestir esta obra ou que significados lhe virão a ser atribuídos? Ou, melhor, de que aproveitamentos padecerá esta obra?

Uma questão importante, sem dúvida, para ser pensada (haja em vista as utilizações nem sempre por razões artísticas que da obra e do autor têm sido feitas), sobretudo quando se assinalam, ainda que convencionalmente, os 500 anos sobre o nascimento de Luís Vaz de Camões.

* João Reis Ribeiro. "500 Palavras". O Setubalense: n.º 1316, 2024-06-07, pg. 2


sábado, 1 de junho de 2024

Poesia para homenagear Sebastião da Gama (2)

 


O desafio lançado aos poetas da Casa da Poesia de Setúbal para colaborarem neste Entre a Poesia e a Vida - No Centenário de Sebastião da Gama passou por uma recomendação, ainda que não de cumprimento obrigatório: a inclusão de um verso do homenageado nos poemas apresentados. Assim, na quase totalidade dos poemas, há um verso emprestado pelos poemas de Sebastião da Gama, que, propositadamente, não surge assinalado de forma diferente do restante texto, para que se integre e continue a gerar poesia.

Todos os autores tiveram, assim, de se cruzar com Sebastião da Gama e de dele trazerem figuras, temas, recortes ou jogos de palavras — a necessidade da contemplação (que pode ser de um momento), o silêncio que ajuda a descobrir, o poeta como perscrutador, a presença do mar, a força da Natureza, o sonho, a espiritualidade da Arrábida, a força dos sentidos, a alegria do céu e do sol, o amor, o efeito do tempo, a procura da poesia, a condição humana...

Do leque de participantes fazem parte: António Canteiro (poeta convidado, que já foi vencedor dos Prémios Sebastião da Gama, em 2013, e Bocage, em 2018), com um poema em torno da atitude do poeta como sujeito de espera; Alexandrina Pereira e o papel do poeta (“Eles chegaram / vestidos de letras, / nas mãos um livro... / No olhar um sonho... / Os Poetas!”); Ana Netto e o equilíbrio com o mundo (“Se eu tivesse capacidade e inteligência / ... / iria partilhá-la com profunda clemência / ... / onde a onda de fazer melhor é consciência”); António Calado e a força e diversidade da Natureza (“No meu pouso já uma brisa fresca me invade, / mas fico mais um pouco meditando: // Como é bela e tranquila a natureza que contemplo!”); António Jacob Lopes, olhando o amor entre o desejo e a decepção (“Assim, quando concluímos, com dor, / que o nosso amor foi história sem beleza, / temos a certeza... não foi amor!”); Arnaldo Ruaz, reflectindo, por vezes com ironia, sobre a humana condição (“O homem vive a sonhar / em sonhos não se contém / e sonha que há de voar / só com a guita que tem...”); Bento Passinhas e a origem azeitonense do poeta (“Quando em Azeitão nasceu / o mundo em nada mudou / mas a terra enriqueceu / com o filho que abraçou.”); Eduarda Gonçalves e a energia da palavra (“Ficam palavras por aí / como clarins em festa. / ... / Elas hão-de apagar todos os silêncios.”); Isabel Melo e a fragilidade humana (“Reparo num ápice então / que o meu barro não é normal, / pois se Ele simplesmente quiser / não sou eu apenas eu, / mas o barro de que a vida me fizer.”), tema que é também de Linda Neto (“A falhar, tanto rico ou pobre / e sempre no meio dos demais, / que por mais que se desdobre / somos simples corpos humanos... banais.”); José-António Chocolate e o romance captado através da janela (“A janela aberta e a luz da lua / numa visita secreta e enamorada, / passos escondidos nas esquinas da rua, / o beijo roubado que pousa na vidraça.”); José Raposo e a mística do pôr-do-sol (“Todos os dias partes / sem dizer adeus / em silêncio te afastas / sem te despedires / ... / A tarde triste chora / pedindo à manhã / que te traga de volta”); Maria Celeste Gomes e expressão do eu (“Hoje o meu céu está cheio de nuvens / e o meu mar repleto de ondas. / Preciso de ficar a observá-las! / Já não me metem medo. / Já lhes consigo ver a beleza.”); Maria Helena Barata e a paixão pela paz da Arrábida (“Subi ao cimo da Serra / e não encontrei / queixumes, lágrimas, desgraças.”); Maurícia Teles e a evocação da serenidade estremocense do poeta (“Mora no largo soalheiro / o par ideal, anagrama de amor, / sobre a muralha o olhar pinta de verde / Alentejo, searas e vinhas”); Paulo Reis Simões e o fascínio da serra como ponto de entendimento do poeta consigo (“Arrábida, onde sem me perder me encontro.”). Dignos de atenção são também os desenhos assinados por Dália Vale Rego, retratos em tinta-da-china sobre o poeta, e os motivos e locais arrábidos que lhe trouxeram a poesia.

Pelas páginas desta antologia passa o duplo gosto de ler todos os que contribuíram para este livro e de sentir que Sebastião da Gama foi inspirador!

* João Reis Ribeiro. "500 Palavras". O Setubalense: n.º 1310, 2024-05-29, pg. 10.