domingo, 5 de fevereiro de 2012

Há 95 anos, em Brest, os portugueses preparavam-se para entrar na guerra...



Há 95 anos, em 30 de Janeiro, partia de Lisboa para França o primeiro contingente do Corpo Expedicionário Português para combater na Flandres. Três dias depois, desembarcavam em Brest, de onde seguiriam por cerca de 800 quilómetros até à zona de guerra. Faz agora 95 anos, andariam os nossos primeiros soldados por Brest ou a partir de lá, saudade e surpresa, aventura e desconfiança estampadas no rosto. A descoberta de um outro mundo e forma de viver, a sensação da guerra e da possibilidade de não regressar, a revolta e a obediência, a inferioridade em relação aos outros exércitos, o frio e a neve, o mistério, uma outra língua… Há 95 anos, permanecia uma guerra que já levava cerca de dois anos e meio e que, inicialmente, se pensava que ficaria resolvida em pouco tempo, ainda antes do Natal de 1914! Ficou, de facto, resolvida antes do Natal… mas de quatro anos mais tarde, em 1918, com os resultados que se conhecem…
Em 1940, estreou em Lisboa o filme João Ratão – O Soldado que foi à guerra, assinado por Jorge Brum do Canto. Uma das músicas nele incluídas é o “Fado das Trincheiras”, com música de António Melo e letra de João Bastos e Félix Bermudes, apresentado pela voz de Óscar de Lemos. Mais tarde, o fado foi interpretado por Fernando Farinha, aqui reproduzido a partir do You Tube.
Há 95 anos, a guerra. Há 95 anos, portugueses em terras de Brest, a caminho da carnificina. Há 95 anos, a Primeira Grande Guerra.

Sem comentários: